Agro Game

Agro Game: treinamento gamificado Ag.In

A gamificação é a melhor alternativa para aumentar o engajamento em treinamentos, além de promover a aprendizagem por meio da experiência prática.

Criado em 2019, o AGRO GAME é o treinamento gamificado agro exclusivo da Ag.In desenvolvido para atender empresas, startups, fundações e universidades. 


O AGRO GAME é desenvolvido com base em um roteiro personalizado de acordo com conhecimento que se pretende transferir ao público. Além disso, diferente de um método tradicional de treinamento, onde o participante se posiciona como agente passivo, na gamificação todos os envolvidos são inseridos como agentes ativos – que precisam se envolver com o problema para solucioná-lo. 


Este método oferece diferentes possibilidades de análise de performance dos participantes durante os jogos, e ajuda o jogador a assimilar novos conhecimentos com mais engajamento, incorporando metas, políticas e estratégias de um produto ou empresa.

Os benefícios diretos

do AGRO GAME são:


• experiência prática.

• feedback instantâneo.

• resgate e validação de conhecimentos.

• experimentação em ambiente controlado.

• experiência focada no 70 – 20 – 10.

• teste de competências.

• maior aprendizado, engajamento e satisfação do colaborador.



Desenvolvimento da gamificação

Para desenvolver o jogo, dividimos o trabalho em algumas etapas:


Briefing: definimos o tema, o público-alvo, e as características do ambiente. 


Estrutura: definimos o local onde será instalada a lavoura e planejamos o manejo que deve dar origem ao visual desejado para o jogo.


Construção de roteiro: todo o jogo é decidido aqui, como as interações entre participantes e avatares, o histórico das lavouras, e a previsão de ações que desejamos que os jogadores tomem durante as partidas, além da metodologia de pontuação. 


Engajamento: mapeamos as oportunidades para engajar a equipe com estímulos antes, durante e após o jogo. 


Resgate de conhecimento: definimos os conteúdos de suporte que os participantes devem receber antes do jogo.



 

Temas abordados

O AGRO GAME tem potencial para desenvolver e capacitar pessoas em diferentes aspectos, principalmente quando falamos de conhecimento técnico e comercial. 


Neste contexto, temas práticos técnicos, como boas práticas agronômicas, manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição de plantas, e operações no campo, como plantio, colheita e pulverizações, são o pano de fundo de qualquer roteiro desenvolvido pela Ag.In. 

O diferencial está no foco destes roteiros, que podem incluir conhecimentos específicos, como: 


  • Agricultura digital e ferramentas 4.0.
  • Insumos, como inseticidas, herbicidas, fertilizantes, fungicidas.
  • Posicionamento de produtos e proposta de valor.
  • Atendimento ao cliente.
  • Geração de demanda.
  • Construção de recomendações de manejo.


Oportunidades do Agro Game


O AGRO GAME oferece muitas oportunidades para quem contrata. Enquanto o participante testa seus conhecimentos nos desafios propostos pelo jogo, ele também pode gerar dados de grande valor para quem quer conhecer melhor as skills de uma equipe. 


A gamificação do treinamento pode gerar diferentes avaliações, como:


• Performance de vendas

• Trabalho em equipe e escuta ativa

• Liderança

• Empatia

• Argumentação e eloquência


Além disso, o AGRO GAME é um evento de grande potencial imagético e de geração de conteúdo, que pode integrar facilmente campanhas de live marketing, experiência do cliente e outras ações estratégicas para a introdução de novos produtos no mercado.


Podemos desenvolver games padronizados itinerantes patrocinados, para difundir novos conhecimentos para diferentes públicos nas principais regiões produtoras do país.



Operacional para gamificar 

Todo o operacional para que o AGRO GAME aconteça, desde montagem da área, até mesmo o convite e a gestão do trabalho de especialistas envolvidos no processo, pode ser personalizado de acordo com a necessidade do cliente. 


Podemos dividir as tarefas entre Ag.In e contratante, ou desenvolver o projeto do zero, com 100% de responsabilidade sobre a entrega final. Pensamos dessa forma para otimizar o trabalho e os custos, proporcionando um treinamento gamificado viável e sustentável para ambas as partes.



Veja alguns vídeos sobre o AGRO GAME


A importância da Gamificação

Em 1973, o visionário Charles Conradt percebeu o engajamento que havia nos jogos e resolveu utilizar as técnicas motivacionais para o escritório e mundo corporativo. Para isso idealizou o então “Game to Work”, consultoria que mais tarde cedeu o seu nome para o livro de grande sucesso.


De acordo com o autor, “gamificar” algo é fazer uso da dinâmica ou mecânica de jogos a fim de engajar pessoas em contextos de aprendizados, tornando a experiência mais divertida e prazerosa.


Hoje, o mercado já se identifica com o conceito e a gamificação é mais presente na rotina do trabalho do que imaginamos, atraindo cada vez mais adeptos, como esclarece o resultado da pesquisa da TalenteLMS, de 2019, realizada com 900 trabalhadores.


Veja a relevância das respostas
dos entrevistados:


89%
“A gamificação me faz sentir
mais produtivo e feliz no trabalho”.


83%
“A gamificação me faz sentir
mais motivado em treinamentos”.


61%
“Participar de
treinamentos convencionais me faz sentir entediado e improdutivo”.


78%
“A gamificação no processo de recrutamento
tornaria uma empresa mais interessante para mim”.



Share by: