Culturas como milho, soja, cana, café e algodão geram insumos para diversas indústrias: confira nossos infográficos ilustrados.
Você sabe o que pode ser produzido a partir da soja, cana-de-açúcar, milho, algodão, café ou gado de corte? Pois é, muita gente não sabe, mas estes produtos da agricultura geram insumos para diferentes indústrias no Brasil e no mundo.
Além de alimentar e vestir as pessoas, a produção agrícola brasileira impacta a economia de diferentes formas.
Para mostrar quais são as utilidades de cada uma das grandes culturas Brasileiras, preparamos este artigo com todas as informações, referências e infográficos.
Confira abaixo o que pode ser produzido a partir da agricultura e pecuária!
O milho é uma das principais culturas ancestrais das américas que se popularizou pelo mundo ao longo dos últimos séculos. Hoje, além de alimentar, o milho é matéria prima para o desenvolvimento de muitos produtos.
A cultura é estratégica no Brasil, pois agricultores que conseguem produzir até três safras ao ano fazem a rotação do milho com outras grandes culturas, como soja e algodão, constituindo um sistema produtivo muito eficiente e sustentável.
Segundo o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), os 3 estados brasileiros que mais produzem milho são: Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produtividade estimada para o milho, neste primeiro momento, é de 6.416 quilos por hectare - o que resulta uma produção de 28,3 milhões de toneladas. Somando as três safras do cereal espera-se uma produção de 116,3 milhões de toneladas.
Quanto às exportações, ainda segundo a CONAB, a expectativa é de queda em relação ao ano safra anterior, sendo mantida a estimativa de 22,0 milhões de toneladas exportadas do grão.
Veja na imagem quanta coisa é possível produzir a partir do milho:
De acordo com levantamento feito em maio de 2021 pela CONAB, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo.
No setor industrial, o grão é utilizado em vários setores diferentes como matéria-prima. Na produção alimentícia, podemos encontrar a soja nos óleos de cozinha, temperos de saladas, margarinas e gordura vegetal.
Do processo de obtenção do óleo refinado de soja, obtém-se a lecitina (agente emulsificante que “liga” a fase aquosa e oleosa dos materiais), usado na produção salsichas, sorvetes, maioneses, barras de cereais e produtos congelados no geral.
Para além dos produtos alimentícios, a oleaginosa é utilizada como matéria-prima para indústrias de cosméticos, farmacêutica, veterinária, de vernizes, tintas e de plástico.
A soja também está presente na indústria de adesivos e nutrientes, adubos, formulador de espumas, fabricação de fibra, revestimento e papel emulsão de água para tintas.
Veja no infográfico os insumos gerados a partir da soja:
O estado de Minas Gerais tem o título de maior produtor nacional de café com uma área de 1,3 milhão de hectares dividida em 451 municípios. Segundo dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), no ano passado foram colhidas 21,45 milhões de sacas, o equivalente a 46% da safra em todo o país.
De acordo com o Acompanhamento da safra brasileira de café, da CONAB, a área destinada à produção de café em 2022 é de 1,82 milhão de hectares - o que representa leve aumento em comparação à safra passada.
A expectativa de produção, ainda segundo o acompanhamento, está estimada em 55.743,1 mil sacas de café beneficiado, 16,8% a mais em comparação com 2021.
Muito além do pingado da padaria, o café pode gerar vários subprodutos. Você conhece todos eles? Veja na imagem:
De acordo com o IEA (Instituto de Economia Agrícola) de São Paulo, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e, na safra 2020/21, foi responsável pela produção de 654,5 milhões de toneladas destinadas à produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar e 29,7 bilhões de litros de etanol. O Estado de São Paulo lidera a produção da cultura no país.
Além da produção do açúcar, do etanol e da bioeletricidade (que é gerada a partir da queima da palha e do bagaço da planta), há uma série de produtos em que podemos encontrar derivados da cana-de-açúcar.
Veja o que pode ser produzido a partir da cana-de-açúcar na imagem abaixo:
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), o Brasil figura entre os cinco maiores produtores mundiais de algodão, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão.
Ainda segundo a associação, nosso país ocupa o primeiro lugar em produtividade de algodão no sequeiro. Além disso, também estamos entre os maiores exportadores mundiais da fibra.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o algodão tem inúmeras utilidades além da produção de tecido.
Veja na imagem o que pode ser produzido a partir da fibra de algodão:
Savia que do algodão nada se desperdiça? O caroço representa aproximadamente 61% do peso do algodão.
De acordo com a StoneX, entre 18% e 25% da composição do caroço de algodão corresponde a óleo, e 20% a 25% de proteína bruta.
Veja na imagem quais são os subprodutos do coração de algodão:
Que a carne bovina é uma das paixões do Brasileiro, todo mundo já sabe. Mas você já ouviu falar que do boi tudo se aproveita?
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ao todo, 49 segmentos industriais dependem dos subprodutos bovinos, os quais são classificados em não comestíveis e comestíveis. Dependendo da preparação, alguns produtos se enquadram em ambas as categorias.
Veja no infográfico quais são os diversos materiais que podem ser produzidos a partir do boi gordo:
Compartilhe estas imagens
O intuito da Ag.In com esta postagem é fornecer conteúdo de qualidade para compartilhamento em qualquer rede social, apresentação corporativa ou didática, entre outras finalidades.
Para utilizar nossos infográficos, é só baixar e quando publicar, marcar nossas páginas:
E não esqueça, é claro, de mencionar as fontes. Elas estão citadas na legenda de cada imagem.
Faça bom proveito dessas informações.