Videogame e “gamificação” ensinam a cuidar da produção nas fazendas

30 de março de 2022

Post feito em 29/07/2021

Simuladores e “jogos” em dias de campo facilitam aprendizado sobre diferentes etapas da produção.

Publicado originalmente em AgEvolution (06/05/2020).


A vida real e o virtual já se misturam em várias atividades no dia a dia das pessoas e, até mesmo, quando o assunto são as fazendas. Além das ferramentas digitais em máquinas, softwares de gestão, simuladores e outras, videogames e “gamificação” na vida real despertam interesse de milhões de amantes e profissionais do campo.


Este modelo de aprendizagem pode ser chamado de “gamification” (gamificação), ou seja, um modelo de interação lúdica que estimula o engajamento de pessoas. A vantagem? Ele permite, além de diversão, aprendizado de aspectos técnico, administrativo e operacional de uma fazenda sem o risco de prejuízos da vida real.


Um dos “games” mais populares do mundo, o Farming Simulator 2019, por exemplo, está gratuito para os assinantes do PlayStation Plus até dia 1º de junho segundo a Sony. Já existe, inclusive, o Farming Simulator 2020.


Extremamente popular na Europa, o simulador reproduz as situações de uma propriedade rural, na qual o jogador deve gerenciar suas plantações e cultivos de diferentes tipos de plantas e manejo de vários tipos de animais, oferecendo veículos e instalações exatamente iguais aos da vida real.


Desenvolvido pelo Giants Software, o jogo não é só “trabalho”. Ele conta com passatempos da vida no campo, como passeios a cavalo ou uma simples volta nos tratores, para o jogador se distrair enquanto mantém sua propriedade no mundo virtual.


Game na vida real


Mas jogar “aprendendo” por meio do gamification também tem um modelo “open air” (a céu aberto), como em um dia de campo. A empresa Agricultura Inteligente é uma das pioneiras no Brasil a usar este modelo para treinamentos profissionais.


Lucas Jacinto, sócio da Agricultura Inteligente, conta que o primeiro treinamento ocorreu em 2017, enquanto ele e seus sócios ainda trabalhavam em uma multinacional do setor.


“O desafio era treinar 60 pessoas no manejo de plantas daninhas. Nossa primeira ideia foi criar slides como todo mundo faz, mas tivemos a ideia de fazer algo diferente. Foi um sucesso”, lembra.

Desde então, a Agricultura Inteligente, que também atua na área de consultoria e suporte técnico, roteirizou e consolidou o treinamento “gamificado”, que foi apresentado em eventos pagos.

“Apresentamos o MVP do AgroGame na Universidade Estadual de Londrina no ano passado e tivemos 45 pagantes entre produtores rurais, agrônomos, doutorandos e estudantes. O assunto foi o manejo de plantas daninhas”, detalha.


Assim, o AgroGame leva os participantes a campo e apresenta um roteiro de atividades para consolidar os aprendizados com experiência real. Para isso, contam, por exemplo, com equipamento de aplicação, um aplicativo digital com recursos de IA (Inteligência Artificial), o IM4, e até técnicas de RPG.

“Foram quatro equipes para quatro perfis de produtor que imaginamos, entre eles, o executivo de business, o agricultor tradicional, o técnico e o proprietário de sucessão familiar. Assim, vamos além do conteúdo técnico e também acrescentamos personagens com perfis psicológicos ou sociais de clientes”, finaliza.


Veja o vídeo sobe o “game” na perspectiva do agricultor:

O ZARC é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura.
Por Lucas Jacinto 10 de julho de 2024
Apresentamos 4 ferramentas que orientam o agricultor.
Por Lucas Jacinto 21 de junho de 2024
Produza algodão com o suporte da Ag.In.
Por Lucas Jacinto 14 de maio de 2024
Confira o 8º Boletim de Acompanhamento da Safra de Grãos e informações sobre a cotonicultura.
Conheça o conteúdo SEO voltado para o agronegócio.
Por Lucas Jacinto 11 de março de 2024
Entenda o que é SEO e veja como empresas do agronegócio utilizam este recurso para se destacar.
Imagem de colheitadeira transferindo grãos de soja para o transbordo de carga.
Por Lucas Jacinto 6 de março de 2024
Conheça os impactos do El Niño, e a estimativa de produtividade da soja divulgada pela CONAB.
Imagem mostra uma área de plantio de algodão a partir de foto aérea.
Por Lucas Jacinto 4 de março de 2024
Conheça as últimas projeções sobre a produção de algodão no Brasil em 2024, e saiba como a Ag.In participa do plantio de seus agricultores parceiros.
Por Lucas Jacinto 27 de fevereiro de 2024
Saiba quais são as principais doenças foliares do milho, e conheça estratégias de manejo preventivo.
Por Lucas Jacinto 26 de janeiro de 2024
Websérie 100% algodão ajuda agricultores e técnicos que estão iniciando na cotonicultura.
Planta de milho afetada pelo complexo de enfezamento, com sintoma de multiespigamento.
Por Lucas Jacinto 3 de janeiro de 2024
Saiba onde dedicar sua atenção no planejamento do manejo da cigarrinha do milho.
Fotografia da planta daninha Caruru, com o inseto Diabrotica speciosa em suas folhas.
Por Lucas Jacinto 17 de novembro de 2023
Plantas daninhas resistentes a herbicidas podem causar prejuízos bilionários para os agricultores.
Mais Posts